O NetworkManager está presente hoje em todas as distribuições Linux. Não apenas pela simplicidade, ele ainda provê suporte para uma série de conexões, seja por modem, VPN, Bluetooth ou Wireless, além é claro da conexão de rede com fio. Mas o NetworkManager só funciona através da interface gráfica, como um Gnome Applet. Inútil quando estamos somente em modo texto, ou modo console.


Para se conectar a uma rede sem fio através de comandos de console, você pode recorrer a comandos nativos de qualquer distribuição Linux atual, entretanto não é nada intuitivo ou simples. Para uma rede WEP, a tarefa é mais fácil:

$ ifconfig wlan0 up
$ iwconfig essid MinhaRede key MinhaSenha
$ dhclient wlan0

Agora, se a sua rede utiliza WPA, aí a coisa se complica. Você vai ter que recorrer ao wpa_supplicant. Um programa para configurar e gerar a chave criptografada para acessar a rede. Seguindo este tutorial passo-a-passo, você consegue, mas dificilmente irá gravar todo o processo.

Por isso que recomendo agora, o uso do programa wicd-curses. Esta interface em modo texto para listar, e conectar em redes sem fio, facilita e simplifica (muito!) o processo. Para instalar, é fácil: 


Debian/Ubuntu:
$ apt-get install wicd-curses

Fedora/Red Hat
$ yum install wicd-curses

Depois de instalado, execute como root o comando wicd. Este programa vai rodar em background (daemon). Depois rode o programa wicd-curses. E agora você tem acesso à uma interface em N-Curses show de bola para conectar facilmente às suas redes, sem ter que entrar no X-Windows.

$ sudo wicd
$ wicd-curses
Pronto!

Agora, sabe por que precisei desse programa? Porque a bateria do meu laptop vai pro beleléu em menos de 1h em modo gráfico e antes eu só precisava do X para conectar nas redes Wireless!! :D