Uma situação que comumente vivencio ao migrar uma VM Linux Ubuntu (rodando no VirtualBox) de uma máquina para outra, é que a interface de rede eth0 fica inativa pelo fato da VM passar a ser executada em um HOST com um endereço MAC diferente. Neste caso, eth0 fica inativo e o Linux cria uma nova interface, por exemplo eth1.

No Ubuntu, o arquivo que faz a ligação entre a interface de rede e o endereço MAC é apresentado a seguir:

$ cat /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules 
# This file was automatically generated by the /lib/udev/write_net_rules
# program, run by the persistent-net-generator.rules rules file.
#
# You can modify it, as long as you keep each rule on a single
# line, and change only the value of the NAME= key.

# PCI device 0x8086:0x100e (e1000)
SUBSYSTEM=="net", ACTION=="add", DRIVERS=="?*", ATTR{address}=="08:00:27:8e:02:b9", ATTR{dev_id}=="0x0", ATTR{type}=="1", KERNEL=="eth*", NAME="eth0"

# PCI device 0x8086:0x100e (e1000)
SUBSYSTEM=="net", ACTION=="add", DRIVERS=="?*", ATTR{address}=="08:00:27:27:ba:b3", ATTR{dev_id}=="0x0", ATTR{type}=="1", KERNEL=="eth*", NAME="eth1"

Em alguns casos, como por exemplo ao baixar vm-curso-ladoservidor em ambientes de laboratório, desejo utilizar eth0 como interface de rede padrão ao invés da outra que será criada em virtude da migração de HOST. Sendo asssim, simplesmente apago este arquivo e faço o reboot da VM para que eth0 volte a ser a interface padrão:

$ sudo rm /etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules 
$ sudo reboot

Eu também passo pela situação em que preciso migrar uma VM de trabalho apenas entre dois hosts: um é uma máquina de um cliente e outro é meu notebook. Neste caso, mantenho este arquivo e as configurações de rede para as duas interfaces (eth0 e eth1) pois elas estarão sempre associadas aos endereços MAC destes hosts e, consequentemente, não precisarei ficar refazendo as configurações ao mudar de ambiente. Mão na roda, concordam?

Resumindo:

  1. Quando quero ter sempre eth0 como a única interface de rede em uma VM que foi migrada de um servidor para outro, removo o arquivo /etc/udev/rules.d/70-persistence-net.rules e faço o reboot da VM.
  2. Quando vou utilizar a VM apenas entre dois servidores conhecidos (mesmo endereço MAC), mantenho este arquivo e também as configurações de rede para as interfaces.