O RHQ oferece a infraestrutura comum para os produdos de monitoração Embedded JOpr, Jopr e JBoss ON. Ele foi iniciado e desenvolvido em conjunto pela Red Hat e pela Hyperic até o acordo de cooperação terminar, na data deste anúncio. Sendo assim, agora ele é mantido apenas pela Red Hat.

A motivação para este post é apresentar a nova interface que está sendo desenvolvida pelo time do RHQ utilizando o Google Web Toolkit (GWT). Greg Hinkle mantém em seu blog informações sobre o andamento deste projeto e anunciou, na semana passada, este novo projeto de interface. Nele é utilizado o Smart GWT, uma biblioteca fantástica e muito rica em componentes visuais para o GWT.

Este screencast demonstra as novas características visuais do produto. Na minha opinião, com a adoção do GWT, a interface do produto está melhorando ainda mais! Realmente, o time do RHQ está de parabéns pela nova UI!

O RHQ e o Jopr são os principais produtos que tratamos no treinamento JBAS-2: Monitoração de múltiplas instâncias de JBoss AS.