Ao longo dos poucos anos da história da computação, as interfaces com o usuário tem passado por grandes evoluções técnicas, passamos de conectores de válvulas a efeitos 3D em alta definição em pouco tempo, e de uma forma que o desenvolvedor não precisa mais ter trabalho desenhando as interfaces praticamente "na unha". Todo computador pessoal já tem acesso a uma interface com uma infinidade de recursos, ou seja, podemos ter aplicações das mais variadas formas e estilos, até navegar entre seus arquivos e pastas pode ser feito com riqueza visual e belos efeitos, mesmo que isso as vezes não agregue tanta funcionalidade temos que concordar que isso conquista o usuário! E tudo isso em diversos dispositivos diferentes e com cada vez mais formas de iteração: mouse, touchpad, multitouch, teclado, acelerômetros, logo logo com nossas ondas cerebrais, quem sabe ...



Agora esqueçamos um pouco soluções de software, linguagens e a parte técnica que tanto gostamos, e vamos refletir apenas sobre a forma que interagimos com os computadores, telas, botões, links, e todo o resto que popula nossos monitores... Será que os recursos que temos disponíveis estão realmente sendo aproveitados, será que evoluímos tanto assim??

Aqui podemos ver uma linha do tempo sobre a evolução dos desktops: http://bit.ly/Ec8bq e também podemos usar o site Web Archive para acompanharmos a evolução dos sites ao longo dos anos. Olhando para as interfaces velhas e para as mais atuais, você acha que aconteceram grandes evoluções na forma como as utilizamos??

É sobre isso que trata essa sigla tão simpática: RIA que vem do inglês Rich Internet Aplications, tradução livre: Aplicações ricas para Internet, ou seja, aplicações que tragam recursos de interface melhores para dentro da Internet, pois em meio a todas essas evoluções no campo das interfaces com o usuário, a internet ficou um pouco parada no tempo, ou podemos dizer que evoluiu lentamente por meios limitados, aka: html e javaScript.

Mas hoje em dia estamos em meio a uma enorme variedade de dispositivos que possuem interface com o usuário, televisões, fornos de microondas, aparelhos de som, caixas eletrônicos, máquinas de lavar, geladeiras, etc... devido a essa disseminação dos aparelhos digitais e que dependem de uma interface para serem operados, esse termo RIA evoluiu para algo maior e passou a designar Rich Interface applications, em tradução livre: RIA's - Aplicações de Interface Rica.
Que em síntese são aplicações que visam oferecer a melhor experiência ao usuário, não apenas na beleza visual, mas em todo um conjunto de características que farão o usuário gostar de usar determinada aplicação, ou ao menos, não ter dificuldades ao utilizá-la, características como velocidade, segurança entre outras que somadas conquistarão os usuários e principalmente devem tornar o uso da aplicação o mais simples e natural possível.

Um exemplo fantástico de RIA é o Iphone, comummente criticado por não ter um ou outro recurso, mas e dai?? a interface com o usuário é natural, bonita, rápida, funcional e conquista o usuário de tal forma que a falta de alguns recursos é facilmente perdoada.

Se quiser saber mais sobre aplicações de interface rica e algumas técnicas e tecnologias que vão conquistar o coração de seus usuários não perca minha palestra sobre RIA's no Java Sênior, mais um dia 11 de setembro que não será esquecido, evento organizado pela Lado Servidor e Pacto Soluções em goiânia.