Ao longo dos poucos anos da história da computação, as interfaces com o usuário tem passado por grandes evoluções técnicas, passamos de conectores de válvulas a efeitos 3D em alta definição em pouco tempo, e de uma forma que o desenvolvedor não precisa mais ter trabalho desenhando as interfaces praticamente "na unha". Todo computador pessoal já tem acesso a uma interface com uma infinidade de recursos, ou seja, podemos ter aplicações das mais variadas formas e estilos, até navegar entre seus arquivos e pastas pode ser feito com riqueza visual e belos efeitos, mesmo que isso as vezes não agregue tanta funcionalidade temos que concordar que isso conquista o usuário! E tudo isso em diversos dispositivos diferentes e com cada vez mais formas de iteração: mouse, touchpad, multitouch, teclado, acelerômetros, logo logo com nossas ondas cerebrais, quem sabe ...
Agora esqueçamos um pouco soluções de software, linguagens e a parte técnica que tanto gostamos, e vamos refletir apenas sobre a forma que interagimos com os computadores, telas, botões, links, e todo o resto que popula nossos monitores... Será que os recursos que temos disponíveis estão realmente sendo aproveitados, será que evoluímos tanto assim??
Aqui podemos ver uma linha do tempo sobre a evolução dos desktops: http://bit.ly/Ec8bq e também podemos usar o site Web Archive para acompanharmos a evolução dos sites ao longo dos anos. Olhando para as interfaces velhas e para as mais atuais, você acha que aconteceram grandes evoluções na forma como as utilizamos??
É sobre isso que trata essa sigla tão simpática: RIA que vem do inglês Rich Internet Aplications, tradução livre: Aplicações ricas para Internet, ou seja, aplicações que tragam recursos de interface melhores para dentro da Internet, pois em meio a todas essas evoluções no campo das interfaces com o usuário, a internet ficou um pouco parada no tempo, ou podemos dizer que evoluiu lentamente por meios limitados, aka: html e javaScript.
Mas hoje em dia estamos em meio a uma enorme variedade de dispositivos que possuem interface com o usuário, televisões, fornos de microondas, aparelhos de som, caixas eletrônicos, máquinas de lavar, geladeiras, etc... devido a essa disseminação dos aparelhos digitais e que dependem de uma interface para serem operados, esse termo RIA evoluiu para algo maior e passou a designar Rich Interface applications, em tradução livre: RIA's - Aplicações de Interface Rica.
Que em síntese são aplicações que visam oferecer a melhor experiência ao usuário, não apenas na beleza visual, mas em todo um conjunto de características que farão o usuário gostar de usar determinada aplicação, ou ao menos, não ter dificuldades ao utilizá-la, características como velocidade, segurança entre outras que somadas conquistarão os usuários e principalmente devem tornar o uso da aplicação o mais simples e natural possível.
Um exemplo fantástico de RIA é o Iphone, comummente criticado por não ter um ou outro recurso, mas e dai?? a interface com o usuário é natural, bonita, rápida, funcional e conquista o usuário de tal forma que a falta de alguns recursos é facilmente perdoada.
Se quiser saber mais sobre aplicações de interface rica e algumas técnicas e tecnologias que vão conquistar o coração de seus usuários não perca minha palestra sobre RIA's no Java Sênior, mais um dia 11 de setembro que não será esquecido, evento organizado pela Lado Servidor e Pacto Soluções em goiânia.
Anaconda
Android
Ant
Apache
Arquillian
Artigos
Bash
BDD
Cabal
Cedro
CentOS
CloudComputing
Cluster
Consultoria
Criptografia
Cucumber
Deployment
DFJUG
DimDim
Django
Dropbox
DropbProx
EAD
Eclipse
EJB
EmbeddedJopr
Eventos
Facelets
FAJESU
FGSL
Flex
FLISOL
GAE
Git
GlassFish
Goiania
Google
Groovy
GWT
Hazard
HTML
Internet 3G
Jataí
Java
JavaEE
JavaFX
JavaScript
JavaSenior
JBAS-1
JBAS-2
JBoss
JBossAS
JBossAS7
JBossEAP6
JBossInBossa
JBossON
JConsole
Jopr
JSF
JUnit
Kickstart
Kubuntu
Linux
LoadBalancing
MacOSX
Maven
Mirror
mod_cluster
mod_jk
Motodev
MountainLion
NetBeans
Nexus
Pesquisa
Projeção
Psicologia
Python
Rede
RHQ
RIA
RSA
Ruby
Scala
Screencast
Seguranca
Selenium
Shell
ShrinkWrap
SnowLeopard
Soluções
Subversion
TDC2010
TDD
Testes
Threads
Tomcat
Tutoriais
Txt2tags
Ubuntu
UNIC
UUID
VBoxManage
Videos
Vim
VirtualBox
VirtualHost
Virtualização
VM-CentOS
VMCursoLadoServidor
VMware
VMwarePlayer
WebEx
WebLogic
WebSharing
WebSphere
Wicket
RIA's - Aplicações de Interface Rica
blog comments powered by Disqus