No último sábado, sob a organização da Cedro Finances, participei como um dos palestrantes do 2º Workshop de Tecnologia de Jataí. O evento teve ótimas palestras, iniciando pela apresentada por Leonardo dos Reis (@leoreisvilela) que repassou ao público excelentes dicas sobre como se preparar para o mercado de trabalho em TI.

A minha palestra foi a última do evento. Nela, eu tive a oportunidade de falar um pouco sobre infraestrutura para a execução de aplicações em ambientes corporativos, destancando a importância deste tema e de questões como alta disponibilidade utilizando clusters em servidores de aplicações. Também citei expectativas de professores (da UFRJ e da UFPE) que participaram do Consegi, acerca de alunos que desejam ingressar em mestrados e/ou doutorados, principalmente os que pretendem atuar em questões relativas a computação em nuvem. Repassei o recado que captei em suas falas: "Para ingressar em mestrados na área de cloud computing, os discentes devem carregar bagagem suficiente tanto para o desenvolvimento de aplicações quanto para questões de infraestrutura!"

A todo momento pude contar com a atenção do corredor, e membro da organização por parte da Cedro, Clauton Pugas (@clautonpugas). Ele é amigo de outro grande corredor de Uberlândia que conheci durante minha participação na Maratona de São Paulo: Majo Yslei (@MajoYslei). Clauton, obrigado!

Tive a oportunidade de conhecer, pessoalmente, outros palestrantes convidados e também outros membros da equipe da Cedro:

Torço para que a comunidade de Jataí tenha bastante aproveitamento acerca dos conhecimentos transferidos durante o workshop e para que possam aplicá-los o melhor possível buscando, sempre, ampliá-los. Aos que participaram de minha palestra e que desejam buscar mais informações sobre clusters em JBoss AS, o tutorial "Montando e testando um cluster de servidores JBoss AS 6, parte 2" apresenta parte do conteúdo que demonstrei.

Agradeço a Cedro Finances pelo convite para participação no evento, espero poder ser útil em próximos, e também em negócios!