15/Set - leia também: EAD: Java EE 6 e JBoss AS 6

13/Set - leia também: Treinamento cancelado.

27/Ago - leia também: Por que você deveria fazer o nosso próximo treinamento?

Dia 18 de setembro, em parceria com a Pacto Soluções, levaremos para Goiânia uma introdução a Java EE 6 e o melhor treinamento em administração/configuração do JBoss AS que esta cidade já viu. Sabemos que não estamos sendo modestos e, por isto mesmo, não estamos poupando esforços na produção de ótimo conteúdo sobre estes assuntos. Isto inclui tutoriais, vídeos, exemplos didáticos e alguns mais completos e reais. Este é um TREINAMENTO ABERTO que qualquer desenvolvedor e/ou analista de suporte poderá fazer!

Goiânia é minha cidade natal! Amo muito esta terra, e não admito não dar o melhor do Lado Servidor para os desenvolvedores desta cidade que estejam envolvidos com Java EE ou, para os responsáveis por administrar o JBoss AS em ambiente de produção. Desta forma, pensando em oferecer uma visão de infraestrutura para desenvolvedores e também o contrário, uma visão de desenvolvimento para analistas de suporte, ofereceremos um único treinamento que irá unir estes dois mundos. Serão 36 horas de curso, sendo 12 horas sobre Java EE 6 e 24 horas sobre administração/configuração do JBoss AS.

No curso introdutório sobre Java EE 6, utilizaremos GlassFish, JBoss AS, Geronimo, JOnAS ou quaisquer outros servidores que pudermos aplicar para demonstrarmos o uso das APIs desta especificação. Entretanto, após as 12h deste treinamento, o restante do curso será completamente focado no uso do servidor de aplicaçoes JBoss, sua instalaçao, configuração, administração e monitoração.

Durante quase dois anos de minha vida (Jan/2008 a Set/2009) eu me dediquei a ser elo de ligação entre duas equipes: desenvolvimento e suporte. Isto ocorreu devido ao meu trabalho com middleware. Antes de administrar dezenas de instâncias JBoss para diversos tipos de ambientes (desenvolvimento, integração, homologação e produção), enquanto trabalhava no Selic, eu atuei como desenvolvedor Java em muitos projetos, exercendo papéis de programador a arquiteto de aplicações. Contudo, a experiência adquirida na vivência de problemas reais em infraestrutura num projeto de proporções do Selic deu-me o conhecimento necessário para hoje eu poder "pensar" na atuação em aplicações para nuvens computacionais (o grande hype do momento). Assistindo a palestras durante o evento Consegi, que ocorre em Brasília de quarta a sexta-feira desta semana, afirmações de professores doutores da UFPE e da UFRJ só endossaram o meu sentimento de que hoje, um profissional que deseje trabalhar com cloud computing não pode ser medíocre e limitado a apenas uma área de atuação (desenvolvimento ou suporte).

Profissionais que desejam encarar o desafio de estudar (ou trabalhar com) cloud computing serão obrigados (pelo menos se quiserem passar por um mestrado/doutorado nesta área) a entender muito tanto de sistemas operacionais, virtualização e redes quanto de engenharia de software. Esta opinião não é apenas minha, mas é também compartilhada por alguns professores de cursos de pós-graduação. Tendo isto como premissa, os cursos que o Lado Servidor prepara são concebidos para formar profissionais que tenham esta visão!

Temos ÓTIMOS MOTIVOS PARA VOCÊ NÃO FAZER este curso!

Se você é desenvolvedor, neste curso:

  • Você será obrigado a trabalhar com o Linux! E, com toda certeza, não vai querer isto pois considera o Linux um atraso de vida frente ao "poderoso Windows 7" instalado no teu notebook!
  • Você analisará e rodará scripts em Bash, Python, Ant, Maven, etc, e você odeia outras linguagens que não sejam Java! Além disto, os scripts serão executados em um shell (linha de comando) e o que você gosta mesmo é de ambiente gráfico!
  • Você talvez se importe com o fato de que não estamos nem aí para o teu gosto por IDE's! O importante para nós, é que você consiga gerar pacotes que possam ser implantados em servidores de aplicações da maneira mais automática possível E nós gostamos muito de utilizar o Maven para isto!
  • Você adora fazer todo tipo de crud e talvez só faça um ou dois em todo o treinamento!
  • Você terá que efetuar comandos para configuração de serviços do sistema operacional, da rede, para visualização de portas abertas por processos, etc. Pô! Você não é analista de suporte, não é mesmo?
  • Você acha uma besteira saber como testar aplicações. Aprenderá sobre testes em aplicações Java EE 6 mas tem a plena convicção de que esta é uma tarefa apenas para manés que não sabem programar porcaria nenhuma, não é?
  • Você tem a certeza absoluta de que atender requisitos não funcionais, para aplicações em produção, como os relativos a segurança, escababilidade (com alto volume de transações) e tolerância a falhas não é tua responsabilidade e sim dos nerds do suporte;
  • Você não quer ter que configurar nada de ambiente (até mesmo o teu, de desenvolvimento) pois acredita que isto é tarefa para os macacos do suporte. Configurar JBoss então! Pra que? A equipe de suporte que se vire para configurar os milhares de arquivos XML de configuração do JBoss em tua máquina e em todos os outros ambientes...
  • Saiba que o Java EE 6 apresenta pouquíssimas mudanças em relação a versão anterior e nós não explicaremos nenhuma delas. Não terá graça! Será um curso sem novidades, ACREDITE! ;-)

Se você é analista de suporte, neste curso:

  • Você aprenderá na marra um pouco sobre a arquitetura de aplicações Java EE e verá código Java. Mas, você está certo que isto é responsabilidade apenas da equipe de desenvolvimento, correto? Além disto, tua praia em programação não vai além dos scripts bash!
  • Você odeia a turma do desenvolvimento que só usa a merdinha do Windows causando-te problemas para colocar as coisas em produção no Linux. Mas, precisará sentar-se ao lado destes EMOS que só sabem arrastar janelinhas!
  • Você aprenderá a instalar, configurar, administrar e monitorar o JBoss na unha e na raça, de maneira sofrida e esquecendo que existem interfaces administrativas bonitinhas... Mesmo assim, vai saber que elas existem e que talvez possam ser úteis para facilitar algumas coisas!

Como pode ver, você realmente não deve fazer este treinamento! Irá jogar teu dinheiro fora!

Mesmo sabendo a IDIOTISSE que será este curso, você ainda assim quer fazê-lo?

Bem, nesta situação, estas são as condições:

  1. Ele ocorrerá das 14:00 às 20:00 (6h/dia) com um intervalo programado para coffee-break das 16:00 às 16:20, durante 6 sábados, de 18 de setembro a 23 de outubro (36h de treinamento no total);
  2. Eu e o Filipe Portes iremos conduzir o treinamento;
  3. Ele ocorrerá nas dependências da Pacto Soluções: Rua C-200, nº 260, Qd. 482, Lt. 04 Jd. América - Goiânia GO;
  4. Você deverá levar teu notebook para acompanhar a execução das atividades práticas ou só poderá praticá-las fora do ambiente do treinamento, ou seja, não ofereceremos um laboratório com computadores;
  5. Haverá acesso a Internet via rede Wireless;
  6. Para acompanhar as atividades realizadas durante o treinamento, você deverá instalar a vm-curso-ladoservidor em teu notebook, antes do curso. A maneira mais fácil de fazer isto é seguir os passos descritos em sua página. Mas, se o teu notebook não tiver condições de alocar o mínimo de memória recomendada para a execução da VM (1 GB), você talvez precisará instalá-la numa particição separada e utilizar dual-boot se já tiver outro S.O. instalado;
  7. Você deverá efetuar sua inscrição antes que as vinte e cinco (25) vagas se esgotem. Como isto ocorrerá rapidamente ;-), é melhor você nos enviar um email perguntando se ainda dá para fazer a tua inscrição!
  8. Somos otimistas mas, no pior caso, se não houver o mínimo de oito (8) inscritos, cancelaremos o curso e devolveremos teu dinheiro!
  9. Somos ambientalistas e não gostamos de imprimir papel! Cada aluno irá receber um Pen Drive contendo todo o conteúdo do nosso treinamento;
  10. Para participar deste treinamento, você pagará R$ 899,00 (oitocentos e noventa e nove reais). Este pagamento deverá ser realizado via PagSeguro e poderá ser dividido em até 3 vezes sem juros, no cartão de crédito;
  11. Envie-nos um email para jee6gyn@ladoservidor.com para receber as instruções sobre como prosseguir com tua inscrição!