19/Nov - O curso presencial em Goiânia foi cancelado! Em breve, ele será reaberto em formato EAD!

11/Nov - O treinamento em GAE será iniciado apenas dia 20 e, o EAD que estava agendado para hoje foi remarcado p/ o dia 16 às 21H.

9/Nov - leia também: EAD Gratuito: Google App Engine

5/Nov - leia também: Motivação p/ você fazer nosso treinamento sobre GAE, em Goiânia, dia 13

Conforme eu havia divulgado anteriormente, irei apresentar um treinamento presencial que ocorrerá em Goiânia a partir do dia 13 de novembro. Eu havia escrito que a decisão sobre o que seria o treinamento dependeria de uma enquete que eu faria com o público da área de desenvolvimento desta cidade. Entretanto, minha cabeça e meus planos mudaram com relação a diversas coisas no Lado Servidor, incluindo este treinamento.

Eu decidi, sem fazer enquete alguma, que o treinamento não será focado em uma linguagem específica e sim, na apresentação e explicação de exemplos que podem ser implantados na nuvem do Google, através do Google App Engine (GAE), independente do exemplo ter sido codificado em Java, Python, Groovy, Scala ou seja lá que linguagem for. Pelo fato de eu não ter realizado a enquete, você pode estar certo de que eu não estou interessado em saber se eu teria mais público para este treinamento em uma linguagem do que em outra.

Sendo assim, para participar deste curso, você deverá ter uma mente muito aberta (pragmática) e com uma capacidade incrível para absorver detalhes de programação em diferentes linguagens. Não faça este curso se você é um desenvolvedor bitolado em apenas um estilo ou linguagem de programação!

Eu ainda estou escolhendo que exemplos serão apresentados e explicados durante o treinamento. Mas, eu vou começar explicando um produto que eu mesmo desenvolvi em Python e que se chama DropbProx. Ele está em produção e fornece acesso as páginas estáticas deste site utilizando um proxy, que roda no GAE, para arquivos publicados na conta Dropbox do Lado Servidor. A seguir, eu trabalharei na explicação de diversos outros exemplos que podem utilizar diferentes frameworks e/ou linguagens como Django (Python), Wicket (Java), Google Web Toolkit (Java), Scala, Groovy, etc. Os links que passei neste parágrafo já apontam para alguns exemplos de uso destes frameworks/linguagens no GAE. Até o sábado anterior que antecede o início do treinamento, eu deverei ter publicado alguns posts, tutoriais ou vídeos introdutórios sobre os assuntos que serão cobertos no curso. Acompanhe!

Para participar deste treinamento, as condições são as seguintes:

  1. O curso ocorrerá em Goiânia, nas instalações da 3Way Networks, somente aos sábados e até o dia 18 de dezembro (36h), no horário das 14:00 às 20:00, caso seja atingido o mínimo de duas (2) inscrições;
    • Se o curso não alcançar o mínimo de inscritos até o dia 11/11, ele não será aplicado de maneira presencial e sim, através de uma ferramenta para EAD;
  2. Caso haja mais de quatros inscritos, haverá um intervalo com duração de 20 minutos, para coffee-break, às 17:00. Do contrário, haverá apenas um intervalo para descanso.
  3. Não haverá material impresso. Parte dos arquivos que serão fornecidos estarão publicados neste site. O restante, nos computadores utilizados pelos participantes, que poderão carregá-los através de seus pendrives pessoais;
  4. Haverá um computador por aluno, para a execução de laboratórios;
  5. São oferecidas apenas doze (12) vagas.
  6. A inscrição neste treinamento custa R$ 300,00 (trezentos reais). Este valor poderá ser pago em duas vezes, uma à vista e outro com cheque pré-datado para o dia 13/12/2010.
    • Para que a ocorrência do curso seja garantida pelo nr. mínimo de inscritos, cada participante deverá ter realizado o pagamento da primeira parcela da inscrição até às 12H do dia 12/11. Do contrário, o curso corre o risco de ser cancelado;
    • O pagamento da primeira parcela da inscrição deverá ser realizado através de depósito na conta corrente de nr. 09577-0, agência 1584 do Banco Itaú, em nome de ALP Engenharia de Software Ltda;
    • O cheque referente a segunda parcela deverá ser entregue no primeiro dia de aula;

FAQ

Por que o curso é tão barato? O valor cobrado pela inscrição é motivado pelo fato deste treinamento ser um lançamento e também pelo fato do laboratório que irei utilizar ser fruto de uma negociação realizada ao final do ano passado com a empresa que o cederá.

Por que utilizar o Google App Engine? Esta pergunta é ótima e merece um post exclusivo para sua resposta, que será publicada em breve neste blog.

Para mais perguntas, utilize o formulário de comentários deste post ;-).