Nesta quarta-feira (17/Out) eu participarei da semana acadêmica de informática da Faculdade Projeção. Falarei sobre "clusters de servidores de aplicações Java, demonstrando casos práticos utilizando JBoss e/ou GlassFish". Minha palestra será melhor aproveitada por alunos e/ou profissionais da área de desenvolvimento e/ou infraestrutura que estejam buscando informações sobre como adquirir maior disponibilidade em produção para aplicações baseadas na plataforma Java. Este post traz uma seleção de links com documentação e vídeos relacionados a este tema. Explore-os para obter um melhor embasamento sobre tópicos que apresentarei!

Em meu histórico profissional eu venho trabalhando com este tema a algum tempo e, recentemente, tenho compartilhado um pouco de minha experiência a respeito. Os links a seguir apresentam alguns tutoriais, screencasts e/ou código, de minha autoria:

No ano passado eu participei do evento "Plataforma Java x Plataforma .Net". Ele também ocorreu no auditório da Faculdade Projeção e, na ocasião, eu palestrei sobre o tema "Servidores de Aplicações Java EE Livres". É interessante que os participantes explorem o material que escrevi sobre este tema pois ele introduz conhecimentos básicos que utilizarei nesta nova apresentação.

Por fim, além do material que citei acima, segue uma lista de documentos e vídeos que oferecem uma visão para alguns dos tópicos que apresentarei em minha palestra:

Documentos:

Vídeos:




Dynamic clusters with Apache httpd, mod-cluster and JBoss from JBoss Developer on Vimeo.

Dynamic Clusters - Demo Only from JBoss Developer on Vimeo.