Há alguns dias fiz uma cópia do HD da vm-curso-ladoservidor para modificá-la e utilizá-la em host Windows 7 com o VirtualBox 4.0 instalado (às vezes tenho que fazer isto).

O problema é que hoje eu precisei criar a vm-curso-ladoservidor na mesma máquina em que fiz a cópia de seu disco (arquivo .vdi) com um outro nome. Fui criá-la e, ao mandar adicionar seu disco, obtive a seguinte mensagem:

VirtualBox.erro.png

A solução para este problema não é complexa e exige apenas algum conhecimento das ferramentas de linha de comando do VirtualBox (este é um dos primeiros posts da série que tratará sobre este tema). Então, vamos a ela:

  1. Abra a linha de comando e adicione ao PATH a localização dos binários do VirtualBox. Em meu caso:
    VirtualBox.solucao.1.png
  2. Execute o VBoxManage com os parâmetros abaixo e informando a localização do disco da VM. Em meu caso:
    VirtualBox.solucao.2.png

Pronto!! Com isto a adição do disco para a nova nova VM pode ser realizada sem o erro acima! Um dos assuntos que abordadremos um pouco mais durante este ano é virtualização. Fique atento e assine @LadoServidor para acompanhar nossas notícias!