Anteriormente no Apache Tomcat 5.5, existiam 3 diretórios que pudessem conter JARs de bibliotecas, para serem compartilhados entre as aplicações. Na época, era uma confusão.

À partir da versão 6, tudo ficou mais simples, com um único diretório: lib. Na versão 7 isto foi mantido. Porém pode ser o caso de se querer usar um diretório separado para bibliotecas de frameworks. Misturar isso com os JARs do Tomcat parece arriscado e insensato.

Para não correr o risco de estragar o Tomcat, sobrescrevendo acidentalmente algum JAR, o ideal é criar um diretório chamado, por exemplo, shared. E jogar nele os JARs de frameworks e bibliotecas comumente utilizados nas aplicações. Para isso, edite o arquivo conf/catalina.properties, e edite a propriedade common.loader, adicionando estes dois argumentos:
${catalina.home}/shared
${catalina.home}/shared/*.jar
O resultado, na versão 7.0, fica assim:
common.loader=${catalina.base}/lib,${catalina.base}/lib/*.jar,${catalina.home}/lib,${catalina.home}/lib/*.jar,${catalina.home}/shared,${catalina.home}/shared/*.jar
E assim, fica definido um diretorio para bibliotecas compartilhadas, ou também conhecido como shared libraries (shared lib).

Eclipse
No Eclipse Helios (3.6) quando se utiliza um servidor Tomcat para rodar aplicações Web, o plugin WTP cria um projeto chamado Servers. Neste caso, a configuração do Tomcat é copiada para esta página. Caso você já possua um Tomcat configurado no Eclipse, edite o arquivo catalina.properties presente no projeto Servers.