Uma pesquisa realizada pela empresa Replay Solutions com mais de 1000 desenvolvedores Java corporativos demonstra que eles estão migrando suas soluções para nuvens computacionais (cloud computing).

A pesquisa revela dados sobre o desenvolvimento Java corporativo, baseado em padrões, servidores de aplicações Java e IDEs. Ela indica que há um interesse significativo, ativa avaliação e testes de aplicações construídas em Java para a execução em nuvens computacionais.

De fato, 36% dos entrevistados disseram que deveriam testar ou implantar uma infraestrutura baseada em nuvens computacionais em 2010. Do mesmo modo, 32% dos pesquisados disseram que esperam um aumento no seu número de máquinas virtuais (VMs). 29% esperam um acréscimo de duas a dez vezes no seu número de VMs e 6% esperam um acréscimo maior que 10x.

"Nós realizamos um estudo para fins de planejamento próprio de produtos internos, mas queriamos compartilhar os resultados com a comunidade Java por causa do tamanho da amostra e da atividade em torno de desenvolvimento de aplicações Java em nuvens", disse Jonathan Lindo, CEO da Replay Solutions, em uma declaração. Embora a pesquisa tenha abordado desenvolvedores JBoss, Tomcat, WebLogic e WebSphere, nós ficamos realmente surpresos com a inesperada alta percentagem de desenvolvedores Java corporativos que estão de forma proativa implantando ou testando infraestruturas para computação em nuvem em 2010."

Quanto ao uso de servidores de aplicações, 57% dos pesquisados disseram utilizar o Tomcat, 37% o WebSphere, 22% o WebLogic e 26% o JBoss.

Com relação ao sistema operacional, 57% dos entrevistados disseram que esperam executar aplicações Java no Windows, 37% nos sabores Red Hat/CentOS do Linux e 18% no Solaris.

Na questão do IDE utilizado, o Eclipse foi o mais popular na pesquisa, com 66%. O NetBeans ficou com 17% e o JDeveloper com 12%.

No quesito VM utilizada, 64% dos entrevistados disseram que irão implantar aplicações na VM da Sun (1.5 ou superior).

A pesquisa foi conduzida em março de 2010, com foco em desenvovedores corporativos utilizando, implantando ou suportando aplicações Java EE e pode ser baixada neste link.

Este post foi uma tradução/adaptação deste post da eWeek (em 8 abril), corrigindo alguns números que foram atualizados na pesquisa no dia 12 de abril de 2010.