No sábado passado eu participei, em Goiânia (minha terra natal), do Festival Latino-Americano de Software Livre (FLISOL). O evento impressionou-me pela quantidade de inscritos (e realmente interessados) nos assuntos apresentados. Minha palestra, como eu já havia escrito neste post, foi sobre o Java EE 6, no JBoss AS 6. Apesar de poucos dos presentes (em sua maioria de estudantes) terem levantado a mão quando eu perguntei quem tinha experiência prática em Java EE, minha apresentação pareceu ter chamado a atenção e despertado uma grande curiosidade pela versão 6 do Java EE e do JBoss AS.

Os slides da minha palestra estão disponíveis no SlideShare, e visíveis abaixo:

Durante esta semana, as demonstrações que iniciei no evento, relativas a instalação do JBoss AS 6 (a partir dos fontes) e a explicação da aplicação Weld (NumberGuess) também estarão publicadas neste site, na forma de vídeos explicativos. Eu já recebi alguns emails pedindo maiores informações sobre o processo de instalação do JBoss AS e sobre o seu processo de build. Para quem não se interessa em compilá-lo a partir dos fontes, a instalação é simples: basta ter o JDK instalado, baixar e descompactar este zip (JBoss AS 6.0.0-M2) e incluir o PATH para seus binários (JBOSS_HOME/bin). Para quem deseja compilá-lo, o processo envolve a obtenção dos fontes do JBoss AS a partir de seu repositório subversion, a instalação e configuração do Maven para o novo repositório utilizado e, então, a execução do script build.sh (nos fontes do JBoss). Estes passos serão explicados detalhadamente nos próximos vídeos que serão liberados.

Como dito no evento, o Lado Servidor mantém o seu compromisso público de liberar, semanalmente, vídeos relativos a tópicos de nossos treinamentos. Durante a semana passada, alguns contratempos nos jogaram para fora da linha deste compromisso, mas isto será corrigido e compensado durante esta semana.

Eu desejo, sinceramente, que os jovens estudantes de Goiânia possam se interessar cada vez mais pelas facilidades de desenvolvimento trazidas por esta nova versão do Java EE. Eu é que devo agradecer ao GOJava pelo convite para a participação neste evento e, por fim, desejo sucesso a todos os que dedicaram um pouco de seu tempo ao FLISOL. Veja algumas das fotos do evento! ;-)