O DropbProx é uma aplicação que tem o objetivo de permitir que você utilize um domínio próprio para obter arquivos publicados numa conta Dropbox. Após configurar o DropbProx informando um número de conta Dropbox e publicá-lo no Google App Engine (GAE), ele te dará a capacidade de acessar arquivos a partir de um domínio mais significativo do que o apresentado pela URL http://dl.dropbox.com/u/NR_CONTA. Particularmente, eu uso o DropbProx para possibilitar que os arquivos públicos de minha conta pessoal estejam visíveis a partir do subdomínio a.paulojeronimo.com. Desta forma, o arquivo http://dl.dropbox.com/u/345266/curriculo/curriculo-pj.html também pode ser acessado através de http://a.paulojeronimo.com/curriculo/curriculo-pj.html. Eu também utilizo o DropbProx nos arquivos estáticos do site Lado Servidor: utilizando o Dropbox eu tenho a página http://dl.dropbox.com/u/5689841/servicos.html publicada e, pelo uso do DropbProx, permito a visualização desta mesma página através da URL http://a.ladoservidor.com/servicos/index.html.

O código do DropbProx é uma simples redução/adaptação do código do projeto mirrorrr, desenvolvido por Brett Slatkin. Ele foi adaptado especificamente com o objetivo de se construir um proxy para os arquivos públicos da conta de algum usuário do Dropbox. Se você deseja utilizar proxy completo (e open source) para ser executado no GAE, utilize o mirrorrr!

Motivação

Eu gosto muito do Dropbox mas, ele não me oferece a oportunidade de acessar os arquivos que eu tenho publicados através de meu próprio domínio. Desta forma, ele descaracteriza o fato dos arquivos serem meus! Como alguém iria saber que http://dl.dropbox.com/u/MEU_NUMERO/meu_arquivo é realmente um arquivo meu? Não seria muito melhor que meu_arquivo fosse acessado através de uma URL como http://arquivos.meu_dominio.com/meu_arquivo?

Existem soluções para este problema. Dentre elas, utilizar o Apache 2 como um proxy reverso ou configurar o mod_rewrite. Mas, em qualquer uma destas soluções, eu precisaria de um servidor aonde eu tivesse a administração do Apache em minhas mãos. Eu até tinha isto, enquanto pagava para ter um VPS no Linode. Mas, neste momento, não estou necessitando de todo o poder que um VPS pode me oferecer. Então, eu me desfiz do mesmo e fui buscar uma solução mais econômica (diga-se: gratuita). Sendo assim, eu não poderia mais adotar as alternativas envolvendo o uso do Apache. Com algumas pesquisas no Google, eu encontrei um proxy (open source) escrito em Python e que eu poderia rodar no GAE, sem custos. Então, eu o adaptei para as minhas necessidades.

Instalação, passo a passo

Um resumo dos passos para a instalação do DropbProx pode ser encontrado em seu site. Entretanto, nos próximos posts eu irei apresentar um passo a passo completo, na forma de vídeos, explicando como instalar o DropbProx em um subdomínio de tua propriedade. Acompanhe, sugira melhorias e/ou participe do projeto!