Este é um post das minhas impressões sobre o JBossInBossa 2010. Minha ênfase é maior na apresentação das pessoas com as quais tive algum relacionamento no evento do que na parte técnica do mesmo.

Durante a semana passada eu estive fora de Brasília, para correr a Maratona de São Paulo 2010 no dia 2 de maio. Aproveitei minha ida e fiquei até o domingo seguinte para participar de dois eventos: o primeiro deles foi o MOTODEV Summit que ficará para um post mais a frente; o segundo foi o JBossInBossa 2010, organizado pelo time da Red Hat.

A princípio, eu não iria ao JBossInBossa pois ele estava marcado, inicialmente, para os dias 16 e 17 de abril. Mas, a mudança nas datas deste evento para os dias 7 e 8 de maio viabilizou minha participação já que eu estava com as passagens compradas para correr, a bastante tempo. Então, tomei as providências necessárias para adiar meu retorno e efetuar a minha inscrição.

No primeiro dia do evento, revi e conheci novos amigos do meu trabalho anterior (Andima/RJ): Cláudio e Valdir, respectivamente. Encontrei-me com clientes do treinamento de JBoss que ministrei para o SERPRO, em Brasília/DF, ao final do ano passado. Cumprimentei velhos conhecidos: Edgar Silva, Vinícius Senger, Bruno Rosseto; conheci pessoalmente pessoas que acompanho (ou passei a acompanhar) no Twitter: Alexandre Porcelli, Mauricio Salatino, Alberto Lemos (Dr. Spock), Samuel Tauil e Leonardo Barbosa. Participei de dois tutoriais: o primeiro com a dupla Bruno Rosseto/Samuel Tauil; o segundo com Alexandre Porcelli e Mauricio Salatino.

Devido aos conhecimentos que tenho em administração e tuning de servidores JBoss AS, eu não aguardava novidades no primeiro tutorial. Mas, eu tinha pouca experiência no JBoss Drools e esperava uma apresentação de nível básico/intermediário. O tutorial do @porcelli e do @salaboy foi como escrevi no Twitter: simples, prático, objetivo e agregou valor.

Ao final do primeiro dia, o amigo Helder da Rocha, que me hospedou durante a estadia em São Paulo, chegou ao evento para "fazer um social". Fomos à Frangaria, caminhando na presença de Alberto Lemos, Vinícius Senger, Valdir e Cláudio. Fizemos uma ou duas rodadas de chopp/cerveja, um jantar e falamos sobre diversas coisas completamente alheias ao mundo Java, por mais incrível que pareça! ;-)

No segundo dia, cheguei ao evento após uma caminhada da estação Vila Olímpia até a Universidade Morumbi/Anhembi. A primeira palestra que assisti foi a do Pete Muir, falando sobre as novidades do Java EE 6 e sobre o futuro do Seam. Ele escreveu este post sobre a sua apresentação no evento e disponiblizou-a neste link. No intervalo fiquei surpreso por uma colega dos tempos de Politec (2000), Cecilia Heinen, ter me reconhecido. Também cumprimentei o Rafael Benevides e conheci pessoalmente o Alessandro Lazarotti. A seguir, a palestra da Flávia Rainone explorou muito bem o histórico de evolução do JBoss AS até o momento atual. Tirei fotos dos slides de sua apresentação. Esperarei que em breve ela esteja disponível, juntamente com o exemplo prático apresentado ao seu final, utilizando APIs Java EE 6. A terceira e última apresentação que assisti foi a do Ricardo Ferreira: apenas um slide, seguido pela explicação de um POC utilizando o JBoss BRMS/Guvnor. Ele também falou sobre o MetaMatrix. Sua apresentação foi bem interessante.

Almoçei numa padaria, na presença do time da Red Hat, sentado a mesa com Bruno Rosseto. Eu me lembro de conversarmos sobre corridas e de que eu iria enviá-lo um convite para escrever no blog.eucorro.net.

Após o almoço, conversei com Edgar Silva, apresentando-o um artigo que estou escrevendo sobre o Arquillian e sobre o ShrinkWrap. Fiquei contente por ele ter me apresentado Pete Muir, fundador do Arquillian. Quando li no Twitter que ele também estaria no evento para falar sobre estas ferramentas (utilizou esta apresentação), achei ótimo pois teria mais uma oportunidade para conversar a respeito delas. E foi o que fizemos após a apresentação pelo Edgar: sentei-me a mesma mesa com Pete Muir para conversar sobre alguns problemas que estavam ocorrendo na compilação dos fontes do Arquillian, disponibilizados em trunk. Tentamos solucioná-lo juntos, mas na correria do evento, não deu. Então, ele me explicou o processo para que eu possa ajudar na solução de problemas. Farei isto. Em seguida fui embora, não assisti nenhuma outra palestra mas acredito que elas também devam ter sido tão legais quanto as da manhã. Mesmo com um pequeno contratempo na organização que não localizou o pagamento pela minha inscrição, posso dizer que a qualidade técnica do evento foi muito boa! Esperarei que as próximas edições deste evento sejam tão boas ou melhores do que esta.

Em fotos tiradas por outras pessoas durante o evento, apareci aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. ;-)