Lendo alguns posts no Google Reader, assisti um vídeo bem legal neste post do Diogo Medeiros, demonstrando o reconhecimento de voz para a execução de ações em um celular utilizando a tecnologia Android:

Após ter visto este vídeo, senti-me motivado a escrever. Em minha última ida para São Paulo, tive a oportunidade de participar de um evento muito bom da Motorola (o MOTODEV Summit) que foi espetacular em todos os sentidos. Este evento ocorreu na mesma semana em que corri a Maratona de São Paulo e que também participei do JBossInBossa. Neste blog, eu escrevi que um dia falaria um pouco sobre o MOTODEV e agora eu trago algumas impressões pessoais sobre este evento além da minha motivação para ter participado.

Apesar de no Lado Servidor eu estar bem mais focado em serviços não tão diretamente relacionados a dispositivos móveis, sempre gostei das tecnologias utilizadas por estes aparelhos.

Meu primeiro dispositivo nesta área foi um um Palm IIIx que ainda guardo de recordação até hoje em algum lugar... Você se lembra deste aparelho que funcionava com pilhas não recarregáveis, ou ele não é de teu tempo? ;-)

No passado, estive envolvido com desenvolvimento de aplicações para J2ME e tive até mesmo a oportunidade de ministrar treinamentos nesta área: um para uma turma de instrutores do SENAC/GO, outro em Palmas/TO e outro aqui em Brasília/DF para o Exército.

Fico impressionado ao ver o quanto a tecnologia para estes aparelhinhos evolui rápido. Imagino que isto ocorra bem mais rapidamente do que nas áreas que estou focado neste momento. Apesar de já não estar mais envolvido com o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, eu sempre fui um fã incondicional desta área. Sei o quanto os meus velhos dispositivos de uso cotidiano (um celular Nokia N95 e um Palm Tungsten T5) estão ultrapassados. Mesmo assim, apesar de apresentarem alguns problemas devido ao tempo de uso, estes dispositivos ainda me atendem bem em seus propósitos.

O problema é que hoje eu estou precisando de algo bem mais integrado e conectado aos serviços que utilizo. Principalmente aos do Google! Eu não vou negar: mesmo sendo ferrenho defensor do software livre eu me considero, neste momento, completamente dependente dos serviços gratuitos (e proprietários) oferecidos pelo Google:

  • Este blog que roda no Blogger, que é do Google;
  • A aplicação que desenvolvi para rodar no Google App Engine (GAE) como proxy para o conteúdo estático deste site, que está no Dropbox e que batizei como DropbProx;
  • Meus emails, no Google Mail;
  • Minhas listas de discussão, no Google Groups;
  • Minha agenda pessoal, o Google Calendar;
  • Meu leitor de notícias, o Google Reader;
  • E muitos outros...

De todas as tecnologias atuais que já pesquisei na área de dispositivos móveis, a que mais se adequa as minhas necessidades de integração aos serviços do Google é o Android. Em função primariamente desta precisão e, secundariamente da vontade que tenho de voltar a programar para aparelhos baseados na tecnologia Android, eu decidi que meu próximo aparelho celular deverá conter esta tecnologia.

Ao perceber que na mesma semana em que eu iria encarar o desafio de correr a Maratona de São Paulo eu também teria a oportunidade de participar do MOTODEV Summit sem ter que desembolsar um centavo, não tive dúvidas, estendi minha volta para somente após este evento. Aproveitei e fiz minha inscrição também para o JBossInBossa, evento que foi muito mais focado nas tecnologias que tenho trabalhado atualmente.

Quase tudo no MOTODEV Summit foi excelente! As palestras, o almoço, as pessoas que conheci. Caso este evento ocorra novamente no ano que vem, se eu tiver a oportunidade de participar, lá estarei. Para encerrar este post, segue o álbum das fotos que tirei durante o evento: