Por indicação de um amigo, em maio deste ano eu recebi um convite do professor Dr. Robson Siscouto para ministrar uma disciplina para a turma de pós-graduação em desenvolvimento orientado a objetos em Java, da Universidade de Cuiabá (UNIC).

Na ementa da disciplina eu deveria falar sobre J2EE e JBoss. Entretanto, resolvi aproveitar as novidades mais recentes acerca do Java EE 6, do JBoss AS 6 e não fiquei apenas neste servidor. Também demonstrei exemplos de uso das APIs rodando sob o GlassFish 3.1.

O curso ocorreu em dois finais de semana (sábado e domingo). No primeiro deles (dias 3 e 4 de julho), estive mais focado em tarefas introdutórias de administração do servidor do servidor de aplicações JBoss 6 (treinamento JBAS-1). No segundo (dias 7 e 8 de agosto), o objetivo foi falar sobre Java EE 6 com um foco mais voltado para suas APIs (treinamento JEE6-VISAO). Realizamos a execução de tutoriais de minha própria autoria, juntamente com a explicação de exemplos diversos rodando sob o JBoss e também no GlassFish.

Agradeço a oportunidade dada pela UNIC e espero que em breve possamos continuar a apresentação desta disciplina também para outras turmas de especialização nesta área. Esta foi minha primeira experiência como professor convidado para uma turma de pós-graduação e, com certeza, foi bastante interessante.

As fotos da turma estão disponíveis no álbum abaixo: